O uso das TDICs na EEBIMT é bastante comum. Muitos professores utilizam os recursos audiovisuais em suas aulas.
Mas, há ainda muito a ser feito.
Ouça a entrevista exclusiva, realizada com a Profª Beatriz Prazeres (Gestora da Escola) feita pela Profª Jéssica:
Muito obrigada Profª Bia por sua excelente e esclarecedora entrevista!!!
Aulas Dinâmicas de Geografia
Um dos nossos professores mais dinâmicos é o Professor Gefferson Sbruzzi da disciplina de Geografia. Sempre “antenado” ele nos deu seu depoimento sobre o andamento de suas aulas e a utilização das TDICs em seu dia-a-dia.
Ele relatou que um dos principais entraves é a questão do tempo escasso para pesquisar, selecionar conteúdos, websites e figuras que fazem parte de seus materiais de apresentação em powerpoint. Além disso existe a elaboração desses materiais e o planejamento sequencial dos conteúdos a serem expostos. Como é de conhecimento comum, os professores possuem pouco tempo para elaboração de materiais pois a grande maioria precisa trabalhar com uma carga-horária elevada em função das condições de contratação que nos é imposta.
Língua Portuguesa e as Mídias Digitais
A Profª Juliana Flor vem desenvolvendo vários trabalhos utilizando tecnologias digitais em suas aulas de Língua Portuguesa na EEB Irmã Maria Teresa.
Recentemente ela criou um Blog com os registros desses trabalhos, como também de sua Especialização em Mídias Digitais: http://julianaflormidias.blogspot.com.br/
English Classes
Depoimento: Profª Morgana Matos
As aulas de Língua Estrangeira, mais especificamente o Inglês, são convidativas ao uso das Tecnologias Digitais. Entretanto a prática comum mostra que o uso do livro didático e dos reprodutores de CD são uma realidade.
Além do uso de dicionários, há a possibilidade de verificar o significado de palavras através do uso do celular, acessando tradutores on-line.
Porém, senti a necessidade de desafiar tanto os alunos quanto a mim mesma na utilização criativa da tecnologia para aprimorar o processo de aprendizagem.
Como estávamos trabalhando o tema “alimentos e bebidas”, pedi para que os alunos desenvolvessem um vídeo de culinária – eles pesquisaram uma receita, elaboraram o texto e produziram o vídeo, cujo áudio deveria ser todo em Inglês. Alguns incluíram legendas em Português ou em Inglês.
Para a grande maioria dos estudantes a experiência foi muito gratificante. Eles demonstraram empenho e criatividade.
Assista alguns vídeos elaborados pelos alunos:
Segue outros links:
Parabéns! O Blog ficou ótimo!
CurtirCurtir
Muito interessante o blog, parabéns professoras pela iniciativa!!!
CurtirCurtir