Práticas Pedagógicas

O uso das TDICs na EEBIMT é bastante comum. Muitos professores utilizam os recursos audiovisuais em suas aulas.

Mas, há ainda muito a ser feito.

Ouça a entrevista exclusiva, realizada com a Profª Beatriz Prazeres (Gestora da Escola) feita pela Profª Jéssica:

Muito obrigada Profª Bia por sua excelente e esclarecedora entrevista!!!

 

Aulas Dinâmicas de Geografia

ID-100271314

Um dos nossos professores mais dinâmicos é o Professor Gefferson Sbruzzi da disciplina de Geografia. Sempre “antenado” ele nos deu seu depoimento sobre o andamento de suas aulas e a utilização das TDICs em seu dia-a-dia.

Ele relatou que um dos principais entraves é a questão do tempo escasso para pesquisar, selecionar conteúdos, websites e figuras que fazem parte de seus materiais de apresentação em powerpoint. Além disso existe a elaboração desses materiais e o planejamento sequencial dos conteúdos a serem expostos. Como é de conhecimento comum, os professores possuem pouco tempo para elaboração de materiais pois a grande maioria precisa trabalhar com uma carga-horária elevada em função das condições de contratação que nos é imposta.

Mas ainda sobre o fator “tempo e espaço”, o Prof. Gefferson comenta: “…é necessário falar do tempo que é perdido, pois temos que “mudar de sala”, pois não existe sala ambiente. Outro problema enfrentado é disputar com os demais colegas as duas salas multimídias. As vezes, isso pode ser altamente estressante.”
Entretanto, mesmo com alguns entraves, o professor utiliza constantemente figuras e links de sites animados como complementação do conteúdo e dos assuntos expostos por ele. Como exemplo segue essa apresentação em power point:
O Professor Gefferson ainda complementa seus comentários falando sobre a participação dos alunos: “Porém, falando da reciprocidade dos alunos, percebo que com os alunos que já têm seus objetivos traçados e sabem porque estão na Escola (conscientes de que a Escola é importante para atingir seus objetivos) a aula flui melhor. Mas existem muitos alunos que não percebem o que citei anteriormente. E isso dificulta bastante o andamento da aula.”
Complementando, seguem os links dos trabalhos desenvolvidos pelo Professor Gefferson.

Língua Portuguesa e as Mídias Digitais

ID-100259182

A Profª Juliana Flor vem desenvolvendo vários trabalhos utilizando tecnologias digitais em suas aulas de Língua Portuguesa na EEB Irmã Maria Teresa.

Recentemente ela criou um Blog com os registros desses trabalhos, como também de sua Especialização em Mídias Digitais: http://julianaflormidias.blogspot.com.br/

Além disso a Profª Juliana realizou um trabalho recente de releitura de obras do período Barroco.
” A proposta do trabalho foi integrar a Literatura às Artes Visuais, até porque a  Literatura em si já é uma forma de arte.  Vários gêneros textuais são escritos especificamente para propósitos visuais, fato que  já ocorria na Grécia antiga e segue acontecendo na contemporaneidade, só que agora os  artistas e cineastas modernos possuem tecnologia para ajudar a trazer essas páginas à vida.
Após estudarem as especificidades do período Barroco, os alunos, em grupos, deveriam escolher uma obra de arte do período  para produzirem uma releitura por meio de fotografia, intentando aqui para a inserção das mídias no processo de ensino – aprendizagem.
As releituras fotográficas foram expostas à comunidade escolar e disponibilizadas no site da Escola.
Pode-se afirmar que, de modo geral,  o trabalho foi bem aceito e executado, uma vez que os alunos ficaram muito instigados  e envolvidos, alegando que sentiam-se motivados a realizar trabalhos como este; que os fez sair de suas rotinas.”
Acesse as fotos com os trabalhos dos alunos:

trabalhos portugues

English Classes

images1

Depoimento: Profª Morgana Matos

As aulas de Língua Estrangeira, mais especificamente o Inglês, são convidativas ao uso das Tecnologias Digitais. Entretanto a prática comum mostra que o uso do livro didático e dos reprodutores de CD são uma realidade.

Além do uso de dicionários, há a possibilidade de verificar o significado de palavras através do uso do celular, acessando tradutores on-line.

Porém, senti a necessidade de desafiar tanto os alunos quanto a mim mesma na utilização criativa da tecnologia para aprimorar o processo de aprendizagem.

Como estávamos trabalhando o tema “alimentos e bebidas”, pedi para que os alunos desenvolvessem um vídeo de culinária – eles pesquisaram uma receita, elaboraram o texto e produziram o vídeo, cujo áudio deveria ser todo em Inglês. Alguns incluíram legendas em Português ou em Inglês.

Para a grande maioria dos estudantes a experiência foi muito gratificante. Eles demonstraram empenho e criatividade.

Assista alguns vídeos elaborados pelos alunos:

Segue outros links:

 

2 comentários em “Práticas Pedagógicas

Deixe um comentário